Fetraf DFE doará 3,5 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade

21/05/2020 - 16:09

A ação faz parte de projetos que envolvem o Programa de Aquisição de Alimentos que combate à fome e ajuda na segurança alimentar

Agricultores e Agricultoras Familiares da Fetraf DFE, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, realizaram a doação de 1 tonelada de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar e nutricional, principalmente para aquelas atingidas pela crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus. Na ação solidária, ao todo, serão entregues 3,5 toneladas.

A ação faz parte dos projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CPR-Doação) e são adquiridos e executados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Distrito Federal e localidades próximas.

“Na segunda, dia 18, fizemos uma entrega de 1 tonelada para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Luziânia-GO. Tudo alimento orgânico, limpo, sem aditivo de agrotóxicos. São alimentos saudáveis e que vão ajudar na segurança alimentar e nutricional das famílias. A solidariedade é gratificante. Fiquei emocionada ao ver as famílias recebendo os alimentos”, conta Michele Islane da Associação de Agricultores Familiares da Eco Comunidade, ligada a Fetraf – DFE.

Michele Islane à direita

Entre os itens produzidos e doados pelos agricultores e agricultoras familiares estão frutas, legumes e hortaliças. Os alimentos orgânicos no DFE são cultivados por pelo menos 260 produtores, que já possuem certificação no Distrito Federal. A capital do país é referência em produção orgânica, pois além dos já certificados ainda há aqueles em fase de conversão do convencional para o orgânico ou transição agroecológica.

No DF a área de produção destinada a este cultivo, em 2019, chegou a 466 hectares, conforme dados do relatório do Valor Bruto da Emater-DF. Em 2018, foi de 314 hectares. Um dos princípios na produção orgânica e agroecológica é o cultivo de diferentes produtos juntos e a ausência do uso de agrotóxicos.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - O PAA oferece a pequenos agricultores a garantia de compra de sua produção, gerando renda e inclusão social no meio rural. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, o programa auxilia também no combate à fome de milhares de pessoas em todo país.