Fetraf-SC realiza o III Congresso da Agricultura Familiar do estado

01/10/2019 - 18:01

A atividade busca consolidar o compromisso polĂ­tico-organizativo da Agricultura Familiar em Santa Catarina

“Dignidade no campo, produzindo alimentos para a vida”, esse é o tema do III Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina - FETRAF-SC/CUT, que será realizado nos dias 02 e 03 de Outubro de 2019, no Salão da Comunidade de Colônia Bacia, município de Chapecó/SC.

A atividade busca consolidar o compromisso político-organizativo da Agricultura Familiar em Santa Catarina, visando fortalecer um projeto de desenvolvimento sustentável e solidário. Por meio do lema “fortalecer, organizar e resistir” apresenta-se a luta da Federação em parceria com agricultores e agricultoras familiares por uma agricultura que possibilite geração de renda, qualidade de vida, à permanência dos jovens e à participação ativa das mulheres.

O Congresso também se objetiva como momento de reflexão sobre a conjuntura econômica e política brasileira, perante o atual governo Bolsonaro. E, serve ainda, como ponte de diálogo entre autoridades políticas, representantes de sindicatos, associações e entidades da agricultura familiar e camponesa. 

Além disso, nos dois dias de evento, os delegados escolhidos anteriormente nos Congressos e Assembleias dos Sindicatos por todo o estado catarinense, participam de debates para traçar às ações futuras da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina. 

Na quarta-feira (2), o evento inicia às 8h com o credenciamento dos delegados, delegadas e demais convidados. A partir das 09h45min a mística organizada pela juventude da Federação marca a abertura oficial do evento em paralelo com a mesa de abertura. O painel “Os desafios no atual o cenário político, econômico e da organização sindical cutista”, está programado para às 11h e se estende por volta de uma hora, até os debates e almoço coletivo às 12h30min. O primeiro painel traz para dialogar com os congressistas, Sergio Nobre, sindicalista, e graduado em Relações Internacionais pela Fundação Santo André. 

No turno vespertino, às atividades iniciam às 13h45min com o painel “O novo projeto de desenvolvimento: desafios, limites e potencialidades para o fortalecimento de uma agricultura familiar sustentável”, seguido dos encaminhamentos por volta das 14h30min, para trabalho em grupo e apresentação dos eixos do documento base. Para o segundo painel, Valdemar Arl é o convidado especial. Doutor pela Universidade de Córdoba (Espanha), com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, desenvolvimento sustentável, Educação Popular e Metodologia do Trabalho Popular-Educação Ambiental e Educação do Campo. As ações de trabalho serão finalizadas às 17h30 min com a Plenária de encaminhamentos. Durante à noite, no local, estão programadas ações culturais. 

A quinta-feira (3), segundo dia de Congresso, inicia às 7h com o café da manhã coletivo e se estende até às 8h30min. Na sequência, às 9h, haverá divisão dos congressistas para as oficinas temáticas que apresentam pautas como: gênero e geração, como avançar para garantir a participação e presença do jovem e das mulheres no sindicalismo, políticas públicas, importância, cenário de desmontes e novas perspectivas e desafios na transição ao modelo sustentável, seguindo até o meio dia, pausa para o almoço. O retorno está programado para as 13h30min, em que os grupos terão o momento para socializar até às 14h30min, momentos finais do evento. O III Congresso da Fetraf-SC, encera às 15h30. 

O coordenador geral da Fetraf-SC, Alexandre Bergamin, acredita que realizar este congresso na atual conjuntura de desmonte da agricultura familiar e a criminalização sindical, seja desafiador. “O congresso é momento de reafirmar nossa resistência, ousadia na organização, na luta, na defesa dos interesses da nossa categoria e em propor para o Estado, para o Brasil, uma política diferenciada que contemple os interesses da classe trabalhadora. É momento de ação, articulação, entre entidades e agricultores das mais diversas regiões de Santa Catarina”, conclui. 

Programação

Dia 02 de outubro de 2019

08:00 - Credenciamento dos Delegados, Delegadas e Convidados;
09:45- Mística;
10:00- Mesa de Abertura;
11:00- Painel 1: Os Desafios no atual o cenário político, econômico e da organização sindical cutista;
12:00 – Debate;
12:30- Almoço;
13:45- Painel 2: O novo Projeto de Desenvolvimento: desafios, limites e potencialidades para o fortalecimento de uma agricultura familiar sustentável’
14:30-Encaminhamentos para trabalho em grupo e apresentação dos eixos do documento base;
17:30- Plenária de encaminhamentos;
19:30- Jantar;
20:30- Momento cultural.

Dia 03 de outubro de 2019

07:00- Café;
08:00- Animação;
08:30 - Apresentação debate e aprovação da alteração estatutária;
09:00- Oficinas de debate;
12:00- Almoço; 
13:30- Socialização dos trabalhos em grupo;
14:30- Encaminhamentos; 
15:30- Encerramento