Acampamento é alvo de incêndio em Jaupaci-GO

Moradores do lugar trabalharam para debelar as chamas, que consumiram o barraco

Escrito por: Por Mário Manzi - cptnacional • Publicado em: 02/10/2019 - 17:28 Escrito por: Por Mário Manzi - cptnacional Publicado em: 02/10/2019 - 17:28

O Acampamento Garça Branca, localizado a cinco quilômetros de Jaupaci, interior do Estado de Goiás, teve um de seus barracos incendiado, no dia 10 de setembro. Segundo informações dos acampados, o fogo começou por volta de 23h15 e atingiu o barraco que pertencia à liderança da ocupação. As chamas foram contidas pelos moradores vizinhos, o que evitou que o incêndio se espalhasse para outras moradias, construídas com palha de babaçu e plástico.

Dentro da habitação estava um dos motores de energia que era responsável por manter a bomba que abastecia de água o acampamento. Dois outros motores já haviam sido sabotados, ainda conforme os acampados. A constatação do fato adveio do mecânico que consertou os equipamentos, que teria percebido a presença de óleo queimado e açúcar, colocados no motor para impedir seu funcionamento.

O acampamento está localizado às margens da GO-070 entre os municípios de Jaupaci e Israelândia. As 46 famílias ocupam um espaço de cerca de 380 alqueires e estão no local há 7 anos reivindicando a posse da terra, por esta estar abandonada e não cumprir sua função social.

Há também relatos de ameaças recebidos por pessoas que passam pela rodovia, inclusive com avisos de incêndio. A área ainda não foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e esta é uma das demandas dos acampados.

Título: Acampamento é alvo de incêndio em Jaupaci-GO, Conteúdo: O Acampamento Garça Branca, localizado a cinco quilômetros de Jaupaci, interior do Estado de Goiás, teve um de seus barracos incendiado, no dia 10 de setembro. Segundo informações dos acampados, o fogo começou por volta de 23h15 e atingiu o barraco que pertencia à liderança da ocupação. As chamas foram contidas pelos moradores vizinhos, o que evitou que o incêndio se espalhasse para outras moradias, construídas com palha de babaçu e plástico. Dentro da habitação estava um dos motores de energia que era responsável por manter a bomba que abastecia de água o acampamento. Dois outros motores já haviam sido sabotados, ainda conforme os acampados. A constatação do fato adveio do mecânico que consertou os equipamentos, que teria percebido a presença de óleo queimado e açúcar, colocados no motor para impedir seu funcionamento. O acampamento está localizado às margens da GO-070 entre os municípios de Jaupaci e Israelândia. As 46 famílias ocupam um espaço de cerca de 380 alqueires e estão no local há 7 anos reivindicando a posse da terra, por esta estar abandonada e não cumprir sua função social. Há também relatos de ameaças recebidos por pessoas que passam pela rodovia, inclusive com avisos de incêndio. A área ainda não foi vistoriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e esta é uma das demandas dos acampados.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.