Contraf Brasil entrega Carta da Terra com movimentos ao presidente da Câmara

As lideranças e representantes de 50 organizações apresentaram a carta construída durante o Seminário Terra e Território: Diversidades e Lutas.

Escrito por: Patrícia Costa/ com informações do Brasil de Fato • Publicado em: 13/06/2019 - 14:51 • Última modificação: 13/06/2019 - 15:05 Escrito por: Patrícia Costa/ com informações do Brasil de Fato Publicado em: 13/06/2019 - 14:51 Última modificação: 13/06/2019 - 15:05

Divulgação Reunião com Rodrigo Maia presidente da Câmara dos Deputados

A Contraf Brasil participou da entrega da ‘Carta da Terra’ ao presidente da Câmara Rodrigo Maia, construída no Seminário Terra e Território: Diversidades e Lutas, pelos representantes de diversos movimentos sociais, entre os dias 6 e 8 de junho, em Guararema (SP).

A “Carta Terra” reúne denúncias de retrocessos promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e sete compromissos firmados pelas 50 organizações presentes no evento. Entre os debates apresentados durante o seminário, que são suscitados pela carta, estão os modelos de ocupação de terras e a defesa do meio ambiente.

A carta foi definida como “uma plataforma de ação, de debate, de luta, que caminha para a construção de um grande projeto de como deve ser o campo brasileiro”.

Para a Contraf Brasil, o momento foi uma oportunidade de expressar a preocupação das organizações que representam a classe trabalhadora brasileira com o andamento de pautas importantes que tramitam no Congresso Nacional, como questões sobre a reforma agrária e territórios envolvendo os povos do campo, da floresta e das águas, como quilombolas.

Para além deste ponto, o orçamento também faz parte dos eixos de discussão, principalmente, dos programas que foram fundamentais para tirar o Brasil do mapa da fome, como Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros como Assistência Técnica e Extensão Rural e o Plano Safra.

A Contraf Brasil acompanha, de perto, as pautas que tratam da Agricultura Familiar na Casa, justamente, devido à importância que as políticas públicas possuem para o desenvolvimento do setor.

“O gesto do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em atender os movimentos foi importante na perspectiva do diálogo. Esse papel é construtivo porque são eles que legislam, os parlamentares. Logo, garantir essa aproximação e apresentar as nossas reivindicações fazem parte do processo para os melhores encaminhamentos e decisões que possam trazer benefícios para o conjunto da Agricultura Familiar”, destaca o coordenador da Contraf Brasil Marcos Rochinski, pontuando que apesar do encontro não garantir a efetivação exata do que foi apresentado, porém a ação é um papel e dever dos movimentos que fazem a defesa da classe trabalhadora.

Clique e Acesse Aqui a Carta da Terra

Título: Contraf Brasil entrega Carta da Terra com movimentos ao presidente da Câmara, Conteúdo: A Contraf Brasil participou da entrega da ‘Carta da Terra’ ao presidente da Câmara Rodrigo Maia, construída no Seminário Terra e Território: Diversidades e Lutas, pelos representantes de diversos movimentos sociais, entre os dias 6 e 8 de junho, em Guararema (SP). A “Carta Terra” reúne denúncias de retrocessos promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e sete compromissos firmados pelas 50 organizações presentes no evento. Entre os debates apresentados durante o seminário, que são suscitados pela carta, estão os modelos de ocupação de terras e a defesa do meio ambiente. A carta foi definida como “uma plataforma de ação, de debate, de luta, que caminha para a construção de um grande projeto de como deve ser o campo brasileiro”. Para a Contraf Brasil, o momento foi uma oportunidade de expressar a preocupação das organizações que representam a classe trabalhadora brasileira com o andamento de pautas importantes que tramitam no Congresso Nacional, como questões sobre a reforma agrária e territórios envolvendo os povos do campo, da floresta e das águas, como quilombolas. Para além deste ponto, o orçamento também faz parte dos eixos de discussão, principalmente, dos programas que foram fundamentais para tirar o Brasil do mapa da fome, como Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros como Assistência Técnica e Extensão Rural e o Plano Safra. A Contraf Brasil acompanha, de perto, as pautas que tratam da Agricultura Familiar na Casa, justamente, devido à importância que as políticas públicas possuem para o desenvolvimento do setor. “O gesto do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em atender os movimentos foi importante na perspectiva do diálogo. Esse papel é construtivo porque são eles que legislam, os parlamentares. Logo, garantir essa aproximação e apresentar as nossas reivindicações fazem parte do processo para os melhores encaminhamentos e decisões que possam trazer benefícios para o conjunto da Agricultura Familiar”, destaca o coordenador da Contraf Brasil Marcos Rochinski, pontuando que apesar do encontro não garantir a efetivação exata do que foi apresentado, porém a ação é um papel e dever dos movimentos que fazem a defesa da classe trabalhadora. Clique e Acesse Aqui a Carta da Terra



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.