Encontro de Agricultores promove capacitação para elevar potencial produtivo no Pará

O Sintraf de Tucuruí promoveu a atividade com a participação da Fetraf Pará entre os dias 24 e 26 de outubro

Escrito por: Da redação da Contraf Brasil - Patrícia Costa • Publicado em: 28/10/2019 - 17:56 • Última modificação: 28/10/2019 - 18:01 Escrito por: Da redação da Contraf Brasil - Patrícia Costa Publicado em: 28/10/2019 - 17:56 Última modificação: 28/10/2019 - 18:01

Divulgação Encontro da Agricultura Familiar do Sintraf Regional do município de Tucuruí

Entre os dias 24 e 26 de outubro, o Sintraf Regional do município de Tucuruí, no Pará, realizou o Encontro da Agricultura Familiar com a presença de lideranças locais e da Fetraf Pará. O objetivo foi, por meio da reflexão e debate, apontar a importância da luta sindical para o resgate da vida dos agricultores familiares, assentados e acampados, em meio à atual conjuntura política.

Durante a atividade os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar da região discutiram políticas de reforma agrária, sociais e ambientais. Ainda, com a participação de gestores em cooperativas, foi realizada uma capacitação com foco em melhorar a comercialização dos agricultores e agricultoras e a via para parcerias, no sentido de ampliar as feiras livres do município.

Participaram do evento, gestores públicos, prefeito, secretários, parlamentares, lideranças políticas e sindicais, além dos agricultores e agricultoras familiares da região. Na ocasião também foi eleita a nova diretora do Sintraf de de Tucuruí, sindicato ligado a Fetraf Pará.

“A organização sindical neste momento político é fundamental para o enfrentamento aos desmontes e retrocessos que vivemos aqui no campo, principalmente no Pará, que estamos no ranking da violência no campo devido ausência de uma política efetiva de reforma agrária. E para isso, neste evento também estamos focando o fortalecimento da comercialização e produção. Pois Tucuruí é forte na fruticultura, na criação de peixe e queremos elevar esse potencial das organizações”, explica Viviane Oliveira, coordenadora da Fetraf Pará.

Título: Encontro de Agricultores promove capacitação para elevar potencial produtivo no Pará, Conteúdo: Entre os dias 24 e 26 de outubro, o Sintraf Regional do município de Tucuruí, no Pará, realizou o Encontro da Agricultura Familiar com a presença de lideranças locais e da Fetraf Pará. O objetivo foi, por meio da reflexão e debate, apontar a importância da luta sindical para o resgate da vida dos agricultores familiares, assentados e acampados, em meio à atual conjuntura política. Durante a atividade os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar da região discutiram políticas de reforma agrária, sociais e ambientais. Ainda, com a participação de gestores em cooperativas, foi realizada uma capacitação com foco em melhorar a comercialização dos agricultores e agricultoras e a via para parcerias, no sentido de ampliar as feiras livres do município. Participaram do evento, gestores públicos, prefeito, secretários, parlamentares, lideranças políticas e sindicais, além dos agricultores e agricultoras familiares da região. Na ocasião também foi eleita a nova diretora do Sintraf de de Tucuruí, sindicato ligado a Fetraf Pará. “A organização sindical neste momento político é fundamental para o enfrentamento aos desmontes e retrocessos que vivemos aqui no campo, principalmente no Pará, que estamos no ranking da violência no campo devido ausência de uma política efetiva de reforma agrária. E para isso, neste evento também estamos focando o fortalecimento da comercialização e produção. Pois Tucuruí é forte na fruticultura, na criação de peixe e queremos elevar esse potencial das organizações”, explica Viviane Oliveira, coordenadora da Fetraf Pará.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.