Contraf Brasil firma compromissos com Frentes Parlamentares em defesa da Agroecologia e Soberania Nacional

Dois grandes eventos ocorreram nesta semana na Câmara dos Deputados que enfrentam os retrocessos da atual conjuntura política

Escrito por: Assessoria Contraf Brasil • Publicado em: 05/09/2019 - 11:57 • Última modificação: 05/09/2019 - 12:09 Escrito por: Assessoria Contraf Brasil Publicado em: 05/09/2019 - 11:57 Última modificação: 05/09/2019 - 12:09

Patrícia Costa Audiência na Câmara dos Deputados com a participação dos movimentos sociais

Nesta semana a Contraf Brasil esteve presente nas atividades que ocorreram na Câmara dos Deputados em Brasília e que fazem a oposição ao atual Governo Bolsonaro e seus desmontes nas políticas públicas que colocam o país em decadência e processo de pleno retrocesso.

O Seminário Terra e Territórios: alimentação saudável e redução de agrotóxicos com o lançamento da Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica, e o seminário que lançou a campanha em defesa do Brasil com a criação da Frente Parlamentar e Popular em defesa da Soberania Nacional.

O papel da Contraf Brasil nos eventos foi de assumir os compromissos firmados em defesa do Meio Ambiente e projetos aliados ao desenvolvimento sustentável, além de defender a agenda em defesa da Soberania Nacional junto as demais organizações, entidades, centrais, Frentes e parlamentares que representam a defesa dos direitos da classe trabalhadora.

“Para a Agricultura Familiar a atual conjuntura tem sido apenas de desmontes e ataque aos nossos direitos, até mesmo a nossa nomenclatura e reconhecimento da nossa profissão. A cada dia ele diminui e exclui as políticas públicas e o orçamento da União para aquilo que essencial a nossa segurança alimentar”, comenta Lázaro Bento, coordenador de gestão e finanças da Contraf Brasil.  

A Fetraf do Distrito Federal e Entorno também esteve presente nas atividades com um grupo de trabalhadores e trabalhadoras. “

No DF e entorno temos um percentual grande de agricultores familiares que já produzem no sistema orgânico e agroecológico. “Somos referência para muitos estados. Nosso objetivo é fazer com que mais e mais agricultores se adequem ao sistema. Para isso, as políticas públicas que saem desta Casa são essenciais para apoiar a produção de alimentos saudáveis e aliada a sustentabilidade. Nossa preocupação é levar alimento limpo para a mesa dos brasileiros e contribuir com a soberania alimentar e nutricional”, explica Anaildo Porfirio, coordenador da Fetraf DFE.

“É importante mostrar que nós da Agricultura Familiar e assentados da Reforma Agrária não buscamos apenas a terra, mas viver nela com respeito, preservando os recursos da natureza e protegendo o meio ambiente”, acrescenta a agricultora Janaína Eliziário, da Fetraf DFE.

Título: Contraf Brasil firma compromissos com Frentes Parlamentares em defesa da Agroecologia e Soberania Nacional, Conteúdo: Nesta semana a Contraf Brasil esteve presente nas atividades que ocorreram na Câmara dos Deputados em Brasília e que fazem a oposição ao atual Governo Bolsonaro e seus desmontes nas políticas públicas que colocam o país em decadência e processo de pleno retrocesso. O Seminário Terra e Territórios: alimentação saudável e redução de agrotóxicos com o lançamento da Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica, e o seminário que lançou a campanha em defesa do Brasil com a criação da Frente Parlamentar e Popular em defesa da Soberania Nacional. O papel da Contraf Brasil nos eventos foi de assumir os compromissos firmados em defesa do Meio Ambiente e projetos aliados ao desenvolvimento sustentável, além de defender a agenda em defesa da Soberania Nacional junto as demais organizações, entidades, centrais, Frentes e parlamentares que representam a defesa dos direitos da classe trabalhadora. “Para a Agricultura Familiar a atual conjuntura tem sido apenas de desmontes e ataque aos nossos direitos, até mesmo a nossa nomenclatura e reconhecimento da nossa profissão. A cada dia ele diminui e exclui as políticas públicas e o orçamento da União para aquilo que essencial a nossa segurança alimentar”, comenta Lázaro Bento, coordenador de gestão e finanças da Contraf Brasil.   A Fetraf do Distrito Federal e Entorno também esteve presente nas atividades com um grupo de trabalhadores e trabalhadoras. “ No DF e entorno temos um percentual grande de agricultores familiares que já produzem no sistema orgânico e agroecológico. “Somos referência para muitos estados. Nosso objetivo é fazer com que mais e mais agricultores se adequem ao sistema. Para isso, as políticas públicas que saem desta Casa são essenciais para apoiar a produção de alimentos saudáveis e aliada a sustentabilidade. Nossa preocupação é levar alimento limpo para a mesa dos brasileiros e contribuir com a soberania alimentar e nutricional”, explica Anaildo Porfirio, coordenador da Fetraf DFE. “É importante mostrar que nós da Agricultura Familiar e assentados da Reforma Agrária não buscamos apenas a terra, mas viver nela com respeito, preservando os recursos da natureza e protegendo o meio ambiente”, acrescenta a agricultora Janaína Eliziário, da Fetraf DFE.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.