CONTRAF-Brasil participa da 39° Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul

A REAF teve como um dos objetivos ampliar os mercados internacionais para a AF

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 28/11/2023 - 15:40 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 28/11/2023 - 15:40

Divulgação- MDA Autoridades nacionais e internacionais na mesa de debates da 39ª REAF

Na última semana, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), participou da 39ª Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), no Rio de Janeiro. O evento, que reuniu autoridades da América Latina e entidades da sociedade civil, entre os dias 20 e 23 de novembro, foi pautado por políticas públicas de integração regional que facilitem o comércio de produtos.  

 

A REAF vem ampliando a sua agenda direcionada a agricultura familiar e reposicionando a categoria no mercado latino, principalmente, enfatizando o estilo de vida dos produtores, que é integrado ao meio ambiente e que auxilia na diminuição das desigualdades sociais, alcançando as famílias que vivem em situação de insegurança alimentar. 

 

De acordo com o Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Confederação, Marcos Rochinski, o momento é de impulsionar a agricultura familiar dentro do contexto da liderança do Brasil no Mercosul.  

 

“Nós, da CONTRAF-Brasil, estamos muito empolgados com a volta do Brasil para a liderança pro tempore (liderança rotativa) do Mercosul. É o momento de consolidação do conjunto de políticas públicas que venham a beneficiar a agricultura familiar”, explica.

 

Marcos ainda enfatiza a importância da REAF em abrir avanços para a categoria e em fortalecer os agricultores e agricultoras familiares como um caminho mais saudável e sustentável para a produção de alimentos.

 

“A REAF é um espaço de avanços importantes para o fortalecimento da agricultura familiar e, aproveitando em que estamos no período, no qual, a agricultura familiar encabeça as temáticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), chegou o momento de afirmar a agricultura familiar como produtora de alimentos saudáveis que ajudam a diminuir o mapa da fome e com um modelo sustentável que diminui o impacto das mudanças climáticas”, ressalta.

Título: CONTRAF-Brasil participa da 39° Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil participa da 39° Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul Na última semana, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), participou da 39ª Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), no Rio de Janeiro. O evento, que reuniu autoridades da América Latina e entidades da sociedade civil, entre os dias 20 e 23 de novembro, foi pautado por políticas públicas de integração regional que facilitem o comércio de produtos.     A REAF vem ampliando a sua agenda direcionada a agricultura familiar e reposicionando a categoria no mercado latino, principalmente, enfatizando o estilo de vida dos produtores, que é integrado ao meio ambiente e que auxilia na diminuição das desigualdades sociais, alcançando as famílias que vivem em situação de insegurança alimentar.    De acordo com o Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Confederação, Marcos Rochinski, o momento é de impulsionar a agricultura familiar dentro do contexto da liderança do Brasil no Mercosul.     “Nós, da CONTRAF-Brasil, estamos muito empolgados com a volta do Brasil para a liderança pro tempore (liderança rotativa) do Mercosul. É o momento de consolidação do conjunto de políticas públicas que venham a beneficiar a agricultura familiar”, explica.   Marcos ainda enfatiza a importância da REAF em abrir avanços para a categoria e em fortalecer os agricultores e agricultoras familiares como um caminho mais saudável e sustentável para a produção de alimentos.   “A REAF é um espaço de avanços importantes para o fortalecimento da agricultura familiar e, aproveitando em que estamos no período, no qual, a agricultura familiar encabeça as temáticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), chegou o momento de afirmar a agricultura familiar como produtora de alimentos saudáveis que ajudam a diminuir o mapa da fome e com um modelo sustentável que diminui o impacto das mudanças climáticas”, ressalta.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.