CONTRAF-Brasil participa da mesa de abertura do Seminário “Diálogos ATER”

A Confederação esteve na abertura para debater a criação de um sistema unificado de ATER

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 09/11/2023 - 14:48 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 09/11/2023 - 14:48

Divulgação MDA Encerramento do Seminário “Diálogos ATER”

Na segunda-feira, 6 de novembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) esteve no Seminário Diálogos ATER, que ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Brasília (UnB). 

 

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), o seminário tinha como premissa o debate sobre a criação de um sistema unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). 

 

A proposta consiste em disponibilizar ações construídas por diversas instituições que auxiliam o desenvolvimento da agricultura familiar. 

 

A ideia é implementar um sistema único de ATER aos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ele atuaria no formato universal, gratuito, oferecendo as mesmas oportunidades e integrando diversos setores governamentais e não governamentais.

 

De acordo com o Coordenador de Gestão, Finanças, Políticas Públicas e Sociais da CONTRAF-Brasil, Lázaro de Souza Bento, o seminário foi um ponto de partida para as discussões, porém, ele enfatiza a indispensabilidade dessa expansão da participação das entidades rurais nos sistemas de ATER. 

 

“O seminário trouxe um importante debate sobre como ampliar o sistema unificado de ATER para todo o território nacional, mas buscou também ressaltar a importância dos movimentos sociais e das cooperativas e associações, principalmente da Agricultura Familiar. Foi uma discussão focada em como possibilitar mais a participação das entidades nos projetos ligados à ATER para garantir as melhorias na produção de alimentos saudáveis”, destaca. 

 

Título: CONTRAF-Brasil participa da mesa de abertura do Seminário “Diálogos ATER”, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil participa da mesa de abertura do Seminário “Diálogos ATER” Na segunda-feira, 6 de novembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) esteve no Seminário Diálogos ATER, que ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Brasília (UnB).    Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), o seminário tinha como premissa o debate sobre a criação de um sistema unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).    A proposta consiste em disponibilizar ações construídas por diversas instituições que auxiliam o desenvolvimento da agricultura familiar.    A ideia é implementar um sistema único de ATER aos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ele atuaria no formato universal, gratuito, oferecendo as mesmas oportunidades e integrando diversos setores governamentais e não governamentais.   De acordo com o Coordenador de Gestão, Finanças, Políticas Públicas e Sociais da CONTRAF-Brasil, Lázaro de Souza Bento, o seminário foi um ponto de partida para as discussões, porém, ele enfatiza a indispensabilidade dessa expansão da participação das entidades rurais nos sistemas de ATER.    “O seminário trouxe um importante debate sobre como ampliar o sistema unificado de ATER para todo o território nacional, mas buscou também ressaltar a importância dos movimentos sociais e das cooperativas e associações, principalmente da Agricultura Familiar. Foi uma discussão focada em como possibilitar mais a participação das entidades nos projetos ligados à ATER para garantir as melhorias na produção de alimentos saudáveis”, destaca.   



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.