CONTRAF-Brasil participa de lançamento do programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais

A Confederação participou da mesa de apresentação do projeto do Governo Federal que vai beneficiar cerca de 92 mil quintais produtivos

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 21/09/2023 - 13:07 • Última modificação: 21/09/2023 - 13:21 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 21/09/2023 - 13:07 Última modificação: 21/09/2023 - 13:21

Roberta Aline Assinaturas do edital do Programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais

Na manhã dessa quarta-feira, dia 20 de setembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), esteve presente na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para o lançamento do Programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais. O evento contou com diversas entidades e com a presença dos ministros Paulo Teixeira e Wellington Dias.

O programa tem como objetivo promover a estruturação de 92 mil quintais até 2026. As mulheres rurais irão receber incentivo para adquirirem insumos e ferramentas, assistência técnica, acesso a crédito junto ao Banco do Nordeste e uma seletiva de projeto, que disponibilizará cerca de R$ 20 milhões e beneficiará 2 mil mulheres. 

Através desse projeto, o Governo Federal pretende proporcionar a autonomia econômica para as mulheres do campo e auxiliar a produção agroecológica de alimentos saudáveis para garantir a soberania alimentar do país. 

Para a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, o programa é uma esperança para a agricultura familiar, que viveu momentos de desmonte no governo anterior, mas agora está ampliando espaço dentro das políticas públicas governamentais.

“Vivemos vários anos de medo, de angústia, onde as nossas pautas não saíam do papel, da mesa, mas elas saíam dos nossos corações, saíam do desejo de todas nós, mulheres. E dizer que hoje a gente lança um programa e logo mais a gente lança o edital para iniciar essa execução é motivo para comemorar", celebra!  

Josana completa explicando sobre a experiência dos quintais produtivos do Nordeste, que, no período da pandemia, as mulheres conseguiram produzir alimentos saudáveispara levar à mesa dos brasileiros. 

“Naquele momento de pandemia várias mulheres produziram alimento através do seus quintais e levavam qualidade de vida às pessoas. Esse é o significado de quintais produtivos, isso é o que o programa representa, vida”, enfatiza.

As atividades do evento de lançamento se encerraram com as assinaturas no edital dos ministros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington, da ministra substituta do Ministério das Mulheres (MMULHERES), Maria Helena Guarezi e das representantes da sociedade civil.

Título: CONTRAF-Brasil participa de lançamento do programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil participa de lançamento do programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais Na manhã dessa quarta-feira, dia 20 de setembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), esteve presente na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para o lançamento do Programa Quintais Produtivos Mulheres Rurais. O evento contou com diversas entidades e com a presença dos ministros Paulo Teixeira e Wellington Dias. O programa tem como objetivo promover a estruturação de 92 mil quintais até 2026. As mulheres rurais irão receber incentivo para adquirirem insumos e ferramentas, assistência técnica, acesso a crédito junto ao Banco do Nordeste e uma seletiva de projeto, que disponibilizará cerca de R$ 20 milhões e beneficiará 2 mil mulheres.  Através desse projeto, o Governo Federal pretende proporcionar a autonomia econômica para as mulheres do campo e auxiliar a produção agroecológica de alimentos saudáveis para garantir a soberania alimentar do país.  Para a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, o programa é uma esperança para a agricultura familiar, que viveu momentos de desmonte no governo anterior, mas agora está ampliando espaço dentro das políticas públicas governamentais. “Vivemos vários anos de medo, de angústia, onde as nossas pautas não saíam do papel, da mesa, mas elas saíam dos nossos corações, saíam do desejo de todas nós, mulheres. E dizer que hoje a gente lança um programa e logo mais a gente lança o edital para iniciar essa execução é motivo para comemorar, celebra!   Josana completa explicando sobre a experiência dos quintais produtivos do Nordeste, que, no período da pandemia, as mulheres conseguiram produzir alimentos saudáveispara levar à mesa dos brasileiros.  “Naquele momento de pandemia várias mulheres produziram alimento através do seus quintais e levavam qualidade de vida às pessoas. Esse é o significado de quintais produtivos, isso é o que o programa representa, vida”, enfatiza. As atividades do evento de lançamento se encerraram com as assinaturas no edital dos ministros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo, Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington, da ministra substituta do Ministério das Mulheres (MMULHERES), Maria Helena Guarezi e das representantes da sociedade civil.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.