Fetraf Pará realiza encontro para fortalecer organização sindical

A MP nº 910 - da regularização fundiária que incentiva a ocupação ilegal de terras por grandes empresas na Amazônia e acaba com a reforma agrária - esteve na pauta de discussão

Escrito por: Assessoria de comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 27/01/2020 - 11:50 • Última modificação: 27/01/2020 - 12:10 Escrito por: Assessoria de comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 27/01/2020 - 11:50 Última modificação: 27/01/2020 - 12:10

Divulgação Encontro da Fetraf Pará abrindo trabalhos de 2020

Agricultores e agricultora familiares da Fetraf do Pará estiveram reunidos na última semana para discutir temas que envolvem a organização sindical e o fortalecimento dos trabalhadores e trabalhadoras na produção e comercialização de alimentos.

O encontro aconteceu na cidade de Marabá e reuniu lideranças dos sindicatos ligados a federação no estado. A regularização fundiária esteve na pauta de discussão, considerando que as alterações propostas pela MP nº 910 incentivam a ocupação ilegal de terras por empresas que visam a extração dos recursos naturais sem respeitar o meio ambiente, provocando o desmatamento e a degradação da terra e da água. Com a MP nº 910, deverá ser titulado cerca de 600 mil propriedades de até 2.500 hectares na Amazônia Legal para o grande capital estrangeiro.

“Somos resistência e continuaremos lutando por nossos direitos. Estamos reorganizando nossos sindicatos e continuamos em pé”, diz a coordenadora da Fetraf Pará, Viviane Oliveira.

Além disso, foram tratadas as questões da produção e comercialização de alimentos, a organização sindical, a conjuntura política e os desafios da Agricultura Familiar diante do atual governo.

No debate da Fetraf, outro destaque, foi para o planejamento estratégico da organização. As lideranças deliberaram pela realização da Plenária em julho e pelo Congresso em dezembro deste ano. Neste intervalo, a federação também vai focar nas reuniões com as regionais e o calendário de lutas.

Ainda, com foco no fortalecimento da Agricultura Familiar, a Fetraf Pará continua o trabalho de base, com a formação sindical. Neste final de semana dos dias 25 e 26, foi realizado mais um módulo do curso Jovens da Agricultura Familiar em Formação (JAFF). A atividade reúne jovens agricultores e filhos de agricultores familiares com o objetivo de fortalecer a sucessão rural por meio do debate da importância da organização sindical para ampliar direitos e garantir os avanços da categoria.

Título: Fetraf Pará realiza encontro para fortalecer organização sindical, Conteúdo: Agricultores e agricultora familiares da Fetraf do Pará estiveram reunidos na última semana para discutir temas que envolvem a organização sindical e o fortalecimento dos trabalhadores e trabalhadoras na produção e comercialização de alimentos. O encontro aconteceu na cidade de Marabá e reuniu lideranças dos sindicatos ligados a federação no estado. A regularização fundiária esteve na pauta de discussão, considerando que as alterações propostas pela MP nº 910 incentivam a ocupação ilegal de terras por empresas que visam a extração dos recursos naturais sem respeitar o meio ambiente, provocando o desmatamento e a degradação da terra e da água. Com a MP nº 910, deverá ser titulado cerca de 600 mil propriedades de até 2.500 hectares na Amazônia Legal para o grande capital estrangeiro. “Somos resistência e continuaremos lutando por nossos direitos. Estamos reorganizando nossos sindicatos e continuamos em pé”, diz a coordenadora da Fetraf Pará, Viviane Oliveira. Além disso, foram tratadas as questões da produção e comercialização de alimentos, a organização sindical, a conjuntura política e os desafios da Agricultura Familiar diante do atual governo. No debate da Fetraf, outro destaque, foi para o planejamento estratégico da organização. As lideranças deliberaram pela realização da Plenária em julho e pelo Congresso em dezembro deste ano. Neste intervalo, a federação também vai focar nas reuniões com as regionais e o calendário de lutas. Ainda, com foco no fortalecimento da Agricultura Familiar, a Fetraf Pará continua o trabalho de base, com a formação sindical. Neste final de semana dos dias 25 e 26, foi realizado mais um módulo do curso Jovens da Agricultura Familiar em Formação (JAFF). A atividade reúne jovens agricultores e filhos de agricultores familiares com o objetivo de fortalecer a sucessão rural por meio do debate da importância da organização sindical para ampliar direitos e garantir os avanços da categoria.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.