IV Congresso da Agricultura Familiar de Santa Catarina

O evento contou com a participação dirigentes da Contraf-Brasil

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 18/10/2023 - 13:00 • Última modificação: 18/10/2023 - 13:43 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 18/10/2023 - 13:00 Última modificação: 18/10/2023 - 13:43

Divulgação Fetraf Santa Catarina Marcos Rochinski na mesa de abertura do evento

Nos dias 10 e 11 de outubro em Chapecó/SC, foi realizado o 6° Congresso da Agricultura Familiar. O evento reuniu autoridades como o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, Marcos Rochinski, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Vivan Libório, e o deputado Pedro Uczai, e tinha como objetivo traçar novas perspectivas para a Agricultura Familiar.

O Congresso apresentou uma feira com os artigos feitos pelos produtores de Santa Catarina, as sementes agroecológicas cultivadas na região para a próxima safra, palestras de especialistas sobre o crescimento da agricultura familiar, a visão global sobre o Brasil no setor de produção de alimentos, os desafio das produções agrárias no país e uma agenda voltada às ações políticas para o ano que vem. 

O Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical, Marcos Rochinski, participou da mesa de abertura e conta que a experiência do congresso foi bastante enriquecedora e qualificada.

“A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC) é pioneira na implantação de um projeto de plantio direto de hortaliças, entre outras, dentro da perspectiva de transição agroecológica. Então, o debate durante o congresso foi bastante qualificado no que tange toda a abordagem sobre o tema”, destaca.

Marcos ainda pontuou a importância da FETRAF/SC para a agricultura familiar e parabenizou a gestão. 

“O Congresso da FETRAF de Santa Catarina é bastante simbólico para o sistema Contraf. Ela foi a primeira organização específica de agricultores familiares no Brasil, e, nós, enquanto dirigentes da Contraf, desejamos para a nova direção muito êxito e que continuem sendo essa referência para os agricultores familiares”, finaliza.

Devido às fortes chuvas, ocorreram algumas baixas entre os delegados locais que não conseguiram estar na convenção, porém estima-se que mais de 450 pessoas tenham comparecido ao local nesses dois dias. Para a comodidade de todos, a organização disponibilizou uma transmissão online com o objetivo de chegar às pessoas que não puderam estar presentes nas atividades do evento.

Título: IV Congresso da Agricultura Familiar de Santa Catarina, Conteúdo: Saiba Mais Congresso da Agricultura Familiar de Santa Catarina Nos dias 10 e 11 de outubro em Chapecó/SC, foi realizado o 6° Congresso da Agricultura Familiar. O evento reuniu autoridades como o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, Marcos Rochinski, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Vivan Libório, e o deputado Pedro Uczai, e tinha como objetivo traçar novas perspectivas para a Agricultura Familiar. O Congresso apresentou uma feira com os artigos feitos pelos produtores de Santa Catarina, as sementes agroecológicas cultivadas na região para a próxima safra, palestras de especialistas sobre o crescimento da agricultura familiar, a visão global sobre o Brasil no setor de produção de alimentos, os desafio das produções agrárias no país e uma agenda voltada às ações políticas para o ano que vem.  O Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical, Marcos Rochinski, participou da mesa de abertura e conta que a experiência do congresso foi bastante enriquecedora e qualificada. “A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC) é pioneira na implantação de um projeto de plantio direto de hortaliças, entre outras, dentro da perspectiva de transição agroecológica. Então, o debate durante o congresso foi bastante qualificado no que tange toda a abordagem sobre o tema”, destaca. Marcos ainda pontuou a importância da FETRAF/SC para a agricultura familiar e parabenizou a gestão.  “O Congresso da FETRAF de Santa Catarina é bastante simbólico para o sistema Contraf. Ela foi a primeira organização específica de agricultores familiares no Brasil, e, nós, enquanto dirigentes da Contraf, desejamos para a nova direção muito êxito e que continuem sendo essa referência para os agricultores familiares”, finaliza. Devido às fortes chuvas, ocorreram algumas baixas entre os delegados locais que não conseguiram estar na convenção, porém estima-se que mais de 450 pessoas tenham comparecido ao local nesses dois dias. Para a comodidade de todos, a organização disponibilizou uma transmissão online com o objetivo de chegar às pessoas que não puderam estar presentes nas atividades do evento.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.